O titulo deste post foi tema (um dos muitos) de debate ontem ao almoço: Direitos Humanos e Responsabilidades Humanas.
Hoje ao folhear o Público e a ver (uma vez mais) as multiplas reacções à saga das caricaturas de Maomé, não pude deixar de voltar o meu pensamento para a discussão de ontem.
Na leitura dos jornais encontramos os defensores da liberdade de expressão, classificado como o direito humano fundamental. Do outro lado temos o direito à religião e a não se ser descriminado, enxovalhado ou associado a terroristas só porque se professa uma fé diferente e tão dada a extremismos.
É facil esgrimirmos a espada dos nossos direitos: mas no meio de tantos direitos onde fica a questão da responsabilidade humana? Onde fica o bom senso de um pedido de desculpas pela ofensa cometida? Onde fica a consciência de que os povos nórdicos e em especial os dinamarqueses são dos povos que mais tem contribuido para as ONG de desenvolvimento que tanto tem ajudado árabes e palestinianos? O mundo ficou melhor porque um jornal dinamarques no exercicio do seu direito fundamental, publicou uma caricaturas de Maomé? Ou a raiva dos ofendidos foi acalmada porque se vandalizaram embaixadas nórdicas em diversos países do médio oriente?
No meio de tudo isto: Onde fica o Bom Senso? Não sei a resposta, mas certamente não pára por aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário