segunda-feira, janeiro 08, 2007

Contagem Decrescente

Sou crente. Não sei em que Deus, mas sigo na busca da minha espiritualidade. Escolhi o rito e a religião católica como forma de expressar e procurar essa espiritualidade, e assim a ponho em práctica... Vou a missa (quase sempre) ao Domingo, rezo, peço e agradeço todos os dias.

Vem isto a propósito da irritação que ontem senti durante e depois da missa. O tema escolhido para a Homilia: O referendo do Aborto. A posição defendida: O Não (até à exaustão)...

Até 11 de fevereiro não vai haver lugar à descoberta e crescimento espiritual... a Igreja embarcou numa cruzada: O voto no Não.

Ora acontece que eu vou votar Sim. Não por ser a favor da solução Aborto. Na verdade, sou contra o Aborto como solução, e acredito que em nenhuma circunstância aconselharia/optaria por essa solução. Mas ser pessoalmente contra uma opção, não significa que ela deva ser negada a outros. Ahhh mas a opção é moralmente condenável. Admito que sim, tal como condenar uma vida à violência, ao abandono, ao isolamento... e para mim aqui reside a questão: A defesa da Vida não se escreve a preto ou branco, não se limita ao verdadeiro ou falso... a defesa da vida depende de um sem número de circunstâncias, muitas delas do foro pessoal... e por isso voto Sim. Porque acho que ter escolha, é o maior valor porque devemos lutar.

E aqui reside a minha irritação. A Igreja entende o seu papel, não como o de uma instituição que abre caminho a uma descoberta, do nosso interior, da nossa força espiritual, mas sim como uma força destruidora de opções. A Igreja não confia na sua capacidade de chegar ao coração dos homems, de lhe abrir caminhos, de lhe mostrar a luz para lá das pedras e obstáculos e por isso mobiliza-se para que o caminho "fácil" (e será que neste caso é mesmo fácil?) não seja opção...

A mim resta-me contar os Domingos até 11 de Feverereiro, para que possa de novo encontrar um espaço de desafio, construção, diálogo interior, recolhimento... até lá, segue a contagem decrescente da campanha pelo não.

Sem comentários: