sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Direitos e Responsabilidade Humanas (2)

Ainda sobre este tema.
Se os direitos do Homem são fundamentais, também fundamentais são as suas responsabilidades: a sua capacidade para lidar com as consequências do exercicio dos seus direitos.
O exercicio da liberdade traz sempre consequências. Algumas resolvem-se com um pedido de desculpas (que não diminui a minha liberdade de exercicio dos meus direitos); Outras resolvem-se com o conflito (que pode provar a força dos direitos de um, mas será sempre à custa dos direitos do outro).
Há vezes em que este segundo, o conflito, é inevitável. Há outras em que só acontece por mero capricho.
Para mim, no caso das caricaturas, tudo não passa de um capricho. Um triste capricho.

2 comentários:

FM disse...

Mas se eu pedir desculpa por expressar a minha opinião estou a admitir que não a divia ter expressado. E isso reduz portanto a minha liberdade e os meus direitos. No limite, qualquer coisa que eu diga ou faça ofende sempre alguém, por isso é que não somos todos da mesma comunidade nem do mesmo clube, para que possamos escolher as opiniões que queremos ouvir, que jornais queremos ler, etc.

Neste caso a globalização permitiu a que alguem, facilmente, juntasse deliberadamente no mesmo clube um jornal de extrema direita ocidental e fundamentalistas islamicos. Quem os pos no mesmo clube sabia o que estava a fazer, e fe-lo no timing certo escolhido por si.

M disse...

Não concordo. Pedir desculpa por uma opinião não é deixar de a ter. É pedir desculpa pela forma e pela ofensa que pssa ter causado noutras pessoas. É só bom senso