quinta-feira, janeiro 26, 2006

Video killed the Radio?

Gosto de rádio. Gosto de ouvir... gosto dos sons... prendem-me
Hoje de manhã, no carro, a TSF apresentava as estreias de cinema... "coisa estranha esta de sugerir um filme através dos sons" - pensei. Rapidamente, o meu ouvido ficou preso na voz do actor que dizia " Allow me to be frank (...) you will not like me!"... o tom de independência, de rebeldia, de poder... que me fez querer ver o filme sem ter visto uma única imagem... eis o poder do som.
No mundo dominado pelo meios visuais, onde o "ver para crer" (e para querer ) impera: O som da rádio desde sempre me prende e faz a minha imaginação voar.
Acho que é sobretudo a voz.
A voz a deixar-me a pensar na pessoas que está para lá das ondas: A voz de Fernando Alves de manhã mostrando os seus "sinais", o entusiamo de Jorge perestrelo a gritar " Portugal, Portugal, Portugal...." depois da vitória sobre Inglaterra; a minha desilusão a primeira vez que vi a Ana Lamy, para lá da voz, na televisão; a cara por detrás do Pedro Ribeiro que ouvia todas as "manhãs da Comercial"...
Acho que é também o som.. o som do que não posso ver:
Os sons do mundo, nas ondas da rádio, todas as manhãs. Os sons do medo, da alegria, do passado, da violência, da infância, do progresso, da esperança... todos estes sons, no meu rádio, quando vou e volto do emprego, quando lá fora só vejo o trânsito.
Para mim a Rádio é um must. Todos os dias.

1 comentário:

Mãe disse...

Muito Bom!